A hora deles

 

IMG_20180314_181232.jpg
O baba (nome do futebol recreativo na Bahia) em um sábado às 06:30!!

No meu trajeto diário para o trabalho gosto muito de observar as pessoas,suas feições, e o que estão fazendo naquele momento.Tanto na ida como na volta vou transitando por um trecho da orla marítima de Salvador, e é muito comum ver as pessoas se exercitando.Aliás um pouco antes das 6 da manhã me junto a esta turma que precisa fazer alguma atividade física e faço minhas caminhadas .

Nessas minhas andanças algo tem chamado minha atenção a um tempo considerável .É o fato de os homens serem a maioria entre os que vejo cedinho ou um pouco mais tarde fazendo algum tipo de exercício. Os vejo correndo na orla, jogando voleibol.. futevôlei..futebol.. se duvidar até peteca!Nas suas feições há um ar de contentamento, um foco,uma concentração de quem está presente na atividade que está sendo realizada.Notei que em mais de 90% dessas situações eles estão sozinhos, ou na companhia de outros homens, mas raramente com uma presença feminina nessas horas. Eles fazem equipes, times, campeonatos e tudo isso reforça ainda mais a união entre eles.Confesso, a minha inveja nesse assunto é pura admiração!

A sensação que tenho é que ali é a “hora deles”, quando estão exercendo sua individualidade e liberdade .Como a neurociência afirma, os homens tem visão seletiva e memória específica, sendo assim eles conseguem com mais facilidade bloquear,se desconectar momentaneamente da rotina  de seus trabalhos, das excessivas cobranças femininas das mulheres que compões suas vidas, e naquele momento eles são de fatos “donos de si”.É um momento de extravasar as tensões e energia contida, que é natural do ser masculino.

Apesar de sermos da mesma espécie, homens e mulheres são diferentes!Nós mulheres muitas vezes quando estamos com algum desconforto emocional  ficamos “paralisadas”, perdemos a vontade de sair, de se arrumar, de se exercitar. Os homens não! Aí é que eles saem e vão fazer algum exercício.Eles possuem a capacidade de serem mais lógicos e de separar as emoções!É desafiador os homens entenderem a fragilidade feminina, nosso humor que oscila nas ondas cíclicas hormonais. Ambos os lados devem compreender , respeitar os limites de cada gênero e aprender com que o outro pode nos ensinar.

Dessa breve observação que fiz de vocês, homens, acredito que podemos extrair boas lições. A começar pela capacidade de filtrar as situações a ponto de não impedir de realizar outras coisas importantes.Para nós mulheres é difícil…ah como é tentador dar vazão ao nosso lado emocional, controlar nossa neura…(risos)!!!!!!Mas nada como ter consciência da coisa e dar uns toques de ponderação para nossos pensamentos!

Além disso devemos ter um momento para si também,  se envolver em algum tipo de atividade intelectual ou esportiva. De certa forma, isso vai refletir em nosso bem estar, autonomia e no equilíbrio dos relacionamentos. Podemos e devemos estimular outras mulheres à ação, estejam elas sozinhas ou acompanhadas.

E por ultimo mas não menos importante, trabalharmos em prol de nossa união, atenuando nossas inseguranças como mulheres , pois elas só geram  só geram rivalidades.

8 respostas para “A hora deles”.

  1. Excelente texto, Faby!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
    Menos „neura“ e mais esporte!!🏃🏻‍♀️👯‍♀️🤸🏽‍♀️🏊🏼‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Realmente… É interessante ver sob o espectro feminino o nós somos. Talvez nossa cultura onde se arraigou o paradigma de que meninos tem q gostar de bola e meninas de boneca tenha certa medida de contribuição nisso, mesmo assim, concordo 100% com as palavras de minha amiga de longa data. Excelente texto. Abraços

    Curtir

    1. Obrigada pela sua opinião!! Abraço!!

      Curtir

  3. Avatar de Odonir Oliveira
    Odonir Oliveira

    Texto muito claro, analítico e com propositura. Gostei bastante, Faby.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Grata por suas palavras Odonir!!

      Curtir

  4. Simplesmente perfeito! Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário